O Coral

    Fundação: 05 de julho de 1975

    Número de Componentes: 45

    Conquistas:
    • Filiada a Liga Cultural e Artística Alto Uruguai e a Liga Oestina
    • Classe A1 (conquistada em 2007 e mantida)
    • Em 2009 realizou em Chapecó o 300° Festival da Liga Alto Uruguai

    •  Em 2013 recebemos a medalha do Mérito Cultural de Santa Catarina-Cruz e Souza no teatro Alvaro de Carvalho-Florianópolis, por indicação da conselheira estadual de cultura professora Neyla Maria Bau Caramori, Ex-Diretora da Escola de Artes de Chapecó e Ex 1ª Dama de Chapecó.

    Diretoria atual


    Presidente: Mário Bertoncello
    Vice Presidente: Neiva Vieria dos Santos 
    1ª Secretária: Cidiane P. Pozza

    2ª Secretária: Lúcia Kasper Winkelmann

    1ª Tesoureira: Sidimara Vanin

    2ª  Tesoureira:  Cassia Cristina da Silva
     
    Regente: Artemio Tibola

    Desde Janeiro de 2003 o Maestro é o Prodessor Artêmio Antonio Tibola, também regente de vários coros destre os quais o renomado corald a Urid e Frederico Westphalen - RS

    Local de ensaios: Sala da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Chapecó - Rua Clevelância = Fundos ao lado da Ala Leste da Arena Condá e Ginásio Ivo Silveira.

    Horário: sábados a partir das 13h30 

    História

    Associação Coral de Chapecó foi fundada em 05 de Julho de 1975 tendo como local uma sala anexa à Catedral Santo Antônio.
    Durante um longo período realizou seus ensaios na Catedral e por esta razão confundia-se como sendo chamado o Coral da Igreja Matriz.

    Na realidade apenas era utilizada uma sala da Catedral para os ensaios mas os gêneros musicais eram os mais diversos, evidentemente que o Coral também animava as celebrações da Catedral, mas de forma alguma tinha como gênero musical apenas os cantos sacros.
    Associação Coral de Chapecó logo após a sua fundação filiou-se a Liga Cultural e Artística Alto Uruguai, que tinha  corais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, porem na troca de diretoria de Chapecó para a cidae de Lages, cujos motivos até hoje não foram esclarecidos, a Liga está desativada.

    Algum tempo depois filiou-se também a Liga Oestina de Corais onde também permanece até hoje.
    A diferença entre as duas ligas é que a Oestina apenas realiza os festivais para mostrar o trabalho dos corais nas mais variadas cidades do Oeste Catarinense enquanto que a Liga Alto Uruguai realizava festivais de Competição, tinha em seus quadros várias classes, ou seja:  desde a Classe Universitária, Classe A1, A2, B1, B2, B3, Especial, Classe Livre e Folclórica, somando aproximadamente 170 corais nos três estados do Sul.
    Infelizmente esta liga Alto Uruguai está atualmente desativada, esperamos que uma nova gestão possa retomar o caminho de sucesso trilhado durante mais de 50 anos.
    Associação Coral de Chapecó está na Classe A1, posição esta conquistada em 2007 na cidade de Francisco Beltrão, confirmada em 2008 na cidade de Pato Branco, mantendo-se até hoje não ocorrendo qualquer alteração de posição no ano de 2009, pois, foi sede no dia 31 de outubro do 300º Festival da Liga Cultural e Artística Alto Uruguai, tendo como local o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês e contou com a presença de corais de Florianópolis, São José, Itajaí, Palmas, Pato Branco, Concórdia, Canhada Gande, Planalto –RS e Frederico Westphalen também do Rio Grande do Sul, além de um Coral de Erechim como convidado e tendo na abertura a Orquestra de Câmara da Unochapecó.

    No ano de 2010 nos apresentamos no Festival da Liga Alto Uruguai no dia 06 de novembro na Assembléia Legislativa em Florianópolis, conquistando novamente o 2º lugar.
    Durante esta longa história de 43 anos comemorados no dia 05 de julho,  fizemos inúmeras apresentações nos três estados do sul, destacando duas turnes turnês na Serra Gaúcha em 2007 e 2012, uma turne pela Serra Catarinense também em 2012 e uma viagem na Argentina na década de 80 e no ano de 2014 participou do Festival 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu, fazendo apresentações também na Argentina na cidade de Puerto Yguaçu.

    Em 2016 realizaou turnê pelo Chile e Argentina, com destaque no XI Festival Internacional de Corais na cidade dos Andes, e uma apresentação de gala em Mendoza Argentina.

    Em 2017 participou do Festival de Coros promovido pelo Coral Ziper na Boca da Universidade de Campinas São Paulo.

    Com grande tesqque a Associação Coral realziaou três etapas do Festival Internacional de Corais aqui em Chapecó, estas etapas ocrreram em 2015, 2016 e 2017, onde se apresentaram corais do UIruguai, Paraguai, Argentina e Colômbia, tendo como grande tesque o Coral Camerata de Medellin Colômbia que nos brindaram com grandes iterpretações e vieram acompanhados do MENINO ANJO QUE FOI O RESPEONSÁVEL PARA CONDUZIR OS SOCORRISTAS NO AVIÃO DA CHAPECOENSE CUJO ACIDENTE VITIMOOU O TIPE E TODA DELEGAÇÃO COM 6 SEIS SOBREVIVENTES, DOIS COLOMBIANOS O JORNALISTA RAFAEL HENZEL E OS ATLETAS DA CHAPEC NETO, FOLLAMNN E ALAN RUCHEL.

    Associação Coral, em Chapecó, tem mostrado seu trabalho nos eventos de maior importância, ou seja, aniversário do município com apresentações especiais na Câmara de Vereadores, no auditório da Prefeitura Municipal por ocasião da Reunião do Conselho Regional presidido pela 4ª SDR Chapecó, inaugurações diversas, como o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, o Centro Público de Economia Solidária, em homenagens especiais dos homenageados da Sadia e da Aurora, no aniversário dos 92 anos de Chapecó em parceria com a Prefeitura Municipal e a SAVI – Sociedade Amigos da Viola de Chapecó e Região, foi possível trazer a Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Em 2008 proporcionamos em parceria com a Fundação Cultural Chapecó a vinda do Coral de Zurique, cantamos na homenagem da Assembléia Legislativa de Santa Catarina nos 60 anos da ACIC – Associação Comercial de Industrial de Chapecó, e quando o Governador Luiz Henrique da Silveira recebeu o Título de Cidadão Chapecoense, sem contar inúmeras apresentações para nossos apoiadores.

    Podemos destacar tabém que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina em conjunto coma Prefeitura Municipald e Chapecó  homenageou o nosso coral com uma placa em comemoração ao centenário de Chapecó, num gestpo de reconhecimento por serviços prestados na área da cultura do município e do Estado de SC 


    A Associação Coral de Chapecó contou com vários regentes iniciando a trajetória com o Maestro Avelino Royer, foi substituído temporariamente por problemas de saúde pela Maestrina Maria da Glória,  e hoje tem como Regente desde 2003 o Maestro Artêmio Antonio Tibolla, que também é Maestro do Coral da Uri de Frederico Westphalen –RS.

    Associação Coral de Chapecó conta atualmente com 50 coristas inscritos, divididos em 04 Naipes, ou seja, Soprano, Contralto, Tenor e Baixo tem como presidente o Corista Mário Bertoncell, reinicia sempre as atividades anuais no mês de fevereiro.

    Sob a Regência do Maestro Artêmio Antônio Tibola Associação Coral de Chapecó vive um dos seus melhores momentos.
    Além da Regência do Maestro Artêmio Antonio Tibola a Associação Coral de Chapecó conta com a colaboração efetiva do corista Lucas de Conto que de forma voluntária coordena os ensaios extras das quintas feiras à noite.

    Nos anos de 2010 realizou apresentações especiais no Centro de Cultura Eventos, com Karine Cunha e Dante Ramon Ledesma, oratória de natal e nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 nas noites culturais beneficente do Verde Vida, com a presença do Cantor Dante Ramon Ledeesma, dos Acuñas da Argentina  Fez homenagem as vovós no Colégio Logosófico e para as mães no Colégio Trilíngue. Apresentação em Mondaí para os Amigos do Rio Uruguai e afluentes novamente com o cantor Dante Ramon Ledesma.

    No mês de agosto de 2011 realizamos um jantar com convidados para comemorar os 36 anos e para apresentar a nova diretoria que tomou posse. Foi realizada uma apresentação aos nossos convidados e autoridades, preparando-se para defender a posição de destaque nos corais em outubro de 2011 na cidade de Itajaí.

    NO ano de 2012 no teve Festival da Liga, mas a Associação Coeral de Chapecó não parou, organizou um evento épico e histórico para comemorar seus 38 anos, fez uma exposição no MUSEU de Hsitóroia e Arte de Chapecó, prestoui homenagem aos 15 ex-presidentes e fez um recital no dia do aniveresário e oportunizou em grande Show no teatro Municipal coma Orquestra dew Teutônia RS encerrou as festividades com um jantar Baile no CRC com os Acuñas, Orquestra de Teutônia e Banda Nave Som e apresentação especial do Coral durante o Jantar.

    No ano de 2014 implantou a Escola de Múcia, onde atuou  com profissionais no Progra Sócio Educativo Verde Viva na formação de um coral de Adolescentes, na UNOESC junto a UMIC Universidade da Melhor Idade e na formação de uma Orqeustra Jovem no Programa Viver, atendendo crianças carentes. Esse projeto no entanto está paralizado por falta de recursos, mas muito em breve pretende retomar.

    Fruto de um convênio coma Celesc iniciará um trabalho de conscientização junto a população e aos empresários de Chapecó, no sentido de camptar recursos e implantar uma escola etinerante de música, ministrando aulças nos bairros de forma gratuita.

    Faça Parte do Coral

    Cadastre-se abaixo para participar da Associação Coral de Chapecó.
    Entraremos em contato em breve, obrigado!

    Participe dos ensaios na nossa sala localizada no Prédio da Antiga Secretaria Municipal de Esportes, que junto a Ala Leste da Arena Conda, tosos os sábdos a partir das 13:30 horas

    Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem
    Resolva :